Uma pista de pouso e decolagem de 1500 metros de extensão de um dos maiores aeroportos do mundo foi reformada com o sistema de pavimentação de asfalto SmoothRide, da Topcon.
O aeroporto de Frankfurt é o maior aeroporto da Alemanha e um dos maiores centros de transporte em operação no mundo. Cerca de 60 milhões de passageiros circulam no local todos os anos. “Em um dia movimentado são realizados mais de 1400 pousos e decolagens”, diz Axel Konrad, gerente de projetos da Fraport AG, empresa alemã de administração de aeroportos.
O gerenciamento de toda essa atividade é um grande desafio e, naturalmente, o aeroporto de Frankfurt quer manter toda a sua infraestrutura em ótimas condições de uso. Mas com tantos passageiros em circulação, não há muito tempo para realizar os trabalhos de manutenção.
Neste momento, é a pista 18 West que precisa de reparos. Para tanto, foi escolhido o sistema pavimentação de asfalto SmoothRide da Topcon, representada no Brasil pela Embratop.
Piso irregular
“A pista 28 West é usada, exclusivamente, para partidas e é responsável por 60% de todas as decolagens do aeroporto. São mais de 450 partidas por dia, o que significa que, a cada 2,5 minutos ocorre a decolagem de um avião. Fechar uma pista vital como esta, para fazer uma manutenção, é um grande desafio para nós e sempre muito trabalhoso”, diz o gerente.
Com o aparecimento de “ondulações” na superfície da pista, Konrad comenta que “os aviões têm alguma trepidação devido ao piso irregular. Nosso objetivo foi resolver este problema, pois é importante que os passageiros no avião tenham uma experiência confortável desde a decolagem”.
Economizando tempo na fresagem
Por conta do intenso movimento, o prazo para a realização deste projeto foi de, no máximo, 120 horas. “Estamos falando em reformar uma pista de 1500 metros de comprimento num tempo bastante curto”, completa Konrad.
Poucas semanas antes da pista ser disponibilizada para a reforma, a equipe realizou uma varredura da superfície com veículo em velocidade de condução. “Graças a esse levantamento em 3D que fizemos do local, conseguimos estimar com precisão a quantidade necessária de asfalto. Isso é uma grande vantagem quando se trata de planejamento”, acrescenta o gerente.
Nessas 120 horas, usando um novo método de trabalho, foram feitas as fresagens e a renovação do pavimento. “Estamos dispostos a usar tecnologias inovadoras. Afinal, este é o maior aeroporto da Alemanha”, diz Konrad, acrescentando que a decisão foi acertada. “Economizamos muito tempo na fresagem”.
Um dos grandes desafios da obra foi combinar o trabalho de construção com todos os diferentes aspectos de um aeroporto. A equipe também pensou na sustentabilidade para reduzir o impacto sobre o meio ambiente. Um exemplo, foi a reutilização de algumas partes do asfalto antigo para o recapeamento da pista.
Maior precisão com menos erro
A pista 18 West é muito importante para o aeroporto de Frankfurt e, por isso, a decisão foi utilizar o SmoothRide, da Topcon. Seis grandes fresadoras foram equipadas com o controlador de máquina RD-MC. “O SmoothRide também oferece vantagens para rodovias e grandes superfícies”, diz Klaus Kormann, gerente do local da GMS, empresa que fabrica o concreto e o asfalto no próprio aeroporto de Frankfurt.
“O mais importante era trabalhar com clareza de dados. Diminuir as falhas e os erros é o que torna as coisas mais fáceis. Outra grande vantagem é que não precisamos do levantamento topográfico prévio da superfície ou do controle de nivelamento durante a execução da obra. Isso reduz os custos em grandes projetos”, diz Kormann. E, por último, mas não menos importante: “o sistema é fácil de usar para os experientes operadores de máquinas que trabalham na obra. Para eles, nada mudou”.
Isto é confirmado por Christian Schmidt, que opera máquinas em obras de construção de estradas há mais de doze anos. “O SmoothRide é mais fácil de usar. “É preciso apenas uma pessoa para operar. O dispositivo facilita, significativamente, realizar o trabalho com precisão”, finaliza.