Rinex
O formato de arquivo RINEX (Receiver Independent Exchange Format – Formato de Troca Independente do Receptor) foi desenvolvido pelo Instituto Astronômico da Universidade de Berna para facilitar a troca de informações dos dados GPS coletados durante a primeira grande campanha Europeia GPS, a EUREF 89, que envolveu mais de 60 receptores GPS de 4 fabricantes diferentes.
O principal motivo para o desenvolvimento do formato foi que a maioria dos programas de processamento utiliza um conjunto bem definido de observáveis, tais como: medição da diferença de fase, medição da pseudo distância, medição doppler, ruído do sinal da medição e tempo de observação.
Os programas de processamento passaram a assumir que os arquivos RINEX possui todas as medições para todos os satélites necessários, no mesmo formato de mensagem, independentemente da marca do receptor que coletou as informações.
Versões do RINEX
As principais versões de RINEX já lançadas são:
- Versão 1 do RINEX foi apresentada e aceita no 5ª Simpósio Internacional de Geodésia no Posicionamento de Satélites em Las Cruces, no ano de 1989;
- Versão 2 do RINEX foi apresentada e aceita no Segundo Simpósio Internacional de Posicionamento Preciso com o Sistema de Posicionamento Global em Otawa no ano de 1990, em que foi incluída a possibilidade de rastrear dados de diferentes sistemas de satélites, como GLONASS e SBAS;
- Versão 3 do RINEX foi desenvolvida no início dos anos 2000 para suportar observações GNSS e identificar os modos de rastreio de cada observação ao introduzir e definir códigos de observação de 3 caracteres para toda a constelação GNSS;
- Versão 4 do RINEX foi introduzida em 2021 como um passo necessário para suportar as mais modernas mensagens de navegação da constelação GNSS introduzindo e definindo a gravação de dados individuais para cada satélite, parâmetros para toda a constelação e outros parâmetros globais transmitidos por cada uma das constelações que compõem o sistema GNSS.
Formatos de exportação para RINEX do programa MAGNET Tools
Formatos dos arquivos RINEX
Normalmente, os arquivos RINEX são compostos por três tipos de arquivos ASCII:
1.Arquivo de dados de Observações
Formato do arquivo de Observações
2.Arquivo de dados de Navegação
Formato do arquivo de Navegação
3.Arquivo de dados Meteorológico
Formato de arquivo de Dados Auxiliares
Onde cada um dos arquivos possui uma seção de cabeçalho e uma seção de dados. O cabeçalho contém informações globais sobre o arquivo e fica no início do arquivo.
Cada arquivo de observação e de dados meteorológicos contém os dados de um local e de uma seção, ou seja, cada conjunto de arquivos que compõem o RINEX são arquivos de um só receptor referente a uma seção única de coleta de dados.
Topcon HiPer VR site oficial do fabricante https://www.topconpositioning.com/