Sensor LiDAR NavVis VLX
A empresa de arquitetura e engenharia pb2 escaneia cada vez mais a cada mês, graças à versatilidade do sistema de mapeamento móvel NavVis VLX.
Hoje, os profissionais que trabalham em todo o ciclo de vida de construção de um edifício, adotam o LiDAR para inovar seus processos, encontrar mais eficiência e aprimorar sua vantagem competitiva.
A pb2 é uma empresa de arquitetura e engenharia de médio porte com sede no noroeste do Arkansas. A empresa trabalha em estreita colaboração com grandes varejistas e lojas de conveniência dos Estados Unidos, especializando-se em novas construções, reformas e projetos de reutilização. Eles realizam uma variedade de serviços internamente, como escaneamentos de as-built de projetos arquitetônicos e de engenharia, e documentos finais para a construção.
A pb2 é consistente com as demandas da indústria de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) e especificamente dos clientes de varejo. Eles devem trabalhar com muita rapidez para atender às expectativas de seus clientes e aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis para realizá-lo. É por isso que eles recorreram ao NavVis VLX.
Métodos históricos
“A pb2 utiliza há muito tempo uma combinação de ferramentas de medição manual e fotografia de 360° para produzir as-builts”, explica Doug Hurley, presidente. Esses conjuntos de dados formaram a base para a maior parte de seu trabalho para um projeto de construção específico, quer isso significasse projetar um adição ou reorientação da instalação para novo uso comercial.
Embora a empresa considerasse esses métodos confiáveis, ela também percebeu que os processos manuais esgotavam seus recursos. Produzir um as-built para uma única loja de varejo de 60 mil metros quadrados significava enviar um arquiteto e até três engenheiros para o campo por dois dias ou mais.
A pb2 também estava enfrentando outros desafios que acompanham a medição manual e as imagens em 360°. Por exemplo, a precisão é limitada pela habilidade e atenção do usuário. E a medição manual não captura todas as dimensões, o que significa que às vezes uma equipe de projeto era forçada a revisar o escopo do trabalho e potencialmente revisitar o local para capturar as medições necessárias.
Doug Hurley diz que a pb2 sabia que precisava fazer uma grande mudança e fazê-lo rapidamente.
“Ainda usamos medições manuais e dados em 360°”, acrescenta Josh Steinert, Gerente Sênior de Gráficos e Tecnologia. “Mas trabalhamos para adaptar continuamente nossos procedimentos de captura de dados para obter eficiência. Com os recentes avanços na tecnologia AEC, era cada vez mais necessário utilizar novas ferramentas que nos permitissem “revisitar” virtualmente um local a qualquer momento após o levantamento inicial, adquirir dimensões, ângulos de visão e verificar dados que não podem ser capturados manualmente.”
Inovando com mapeamento móvel
A pb2 pesquisou uma variedade de tecnologias possíveis e adotou diversas novas ferramentas. Eles começaram a usar LiDAR terrestre para capturas menores. E eles começaram a usar o sistema móvel vestível da NavVis VLX para capturar as-built de seus maiores projetos.
“O NavVis VLX e seu software fornecem a solução móvel de escaneamento a laser mais rápida para capturar nuvens de pontos e imagens de 360° de alta qualidade”, afirma Josh Steinert. “Ele minimiza os recursos e o tempo necessários para o escaneamento e oferece um nível de precisão e eficiência difícil de rivalizar com os scanners terrestres.”
A empresa usa o NavVis VLX para gerar as-builts para seus maiores clientes, observando que o scanner móvel melhora muito a velocidade em campo. Seus métodos anteriores levavam quase uma semana inteira de trabalho envolvendo várias pessoas, a pb2 diz que um único funcionário usando o NavVis VLX pode escanear uma loja completa de 60 mil metros quadrados em um único dia.
“Mais que dobramos o número médio de locais que podemos verificar em uma semana de implantação”, afirma Cody Hahn, gerente de BIM.
A pb2 explica que o aumento na eficiência foi um Coeficiente de Retorno suficiente para fazer a aquisição valer a pena. Além disso, a precisão das medições melhorou e a pb2 resolveu o problema de dados ausentes ou incorretos.
“Com os dados de nuvem de pontos NavVis VLX, qualquer coisa pode ser medida, a qualquer momento”, diz Cody Hahn. “As imagens 360° oferecem a mesma possibilidade. Juntos, eles permitem visibilidade praticamente em qualquer lugar, permitindo-nos adaptar, por exemplo, visitando um local no início do processo e, em seguida, adaptando o escopo do trabalho semanas após a visita.”
Benefícios da inovação
Os dados 3D produzidos pelo sistema de mapeamento móvel agilizaram significativamente o trabalho de engenharia e projeto arquitetônico da pb2. Ao facilitar a criação mais rápida de modelos do Revit, os dados digitalizados reduziram o tempo gasto na coordenação entre todas as disciplinas em mais de 60%.
A tecnologia NavVis também facilita o treinamento. Como explica Cody Hahn: “Como preferimos utilizar pessoal que trabalhará no projeto, ou com a equipe, muitas vezes eles precisam treinar rapidamente. A facilidade de uso do NavVis nos mantém ágeis na contratação de pessoal e no início do projeto.”
A digitalização móvel beneficia a todos. Isso significa que a pb2 pode oferecer melhores dados, um projeto mais fácil e um processo de construção mais suave. Isso também significa que eles podem “causar menos interrupções nos locais existentes”, diz Josh Steinert, “seja esse local baseado no consumidor e as vendas possam ser afetadas, ou seja um local de fabricação onde a produção precisa ser pausada para o escaneamento. Qualquer cliente aprecia a interrupção mínima.”
Resumindo, a pb2 afirma que o NavVis VLX os ajudou a melhorar seus fluxos de trabalho e a oferecer um produto melhor aos seus clientes maiores e mais exigentes. E isso significa que eles conseguiram expandir seus negócios.
“A pb2 está escaneando mais e mais a cada mês”, conclui Doug Hurley, “e isso se deve em grande parte à versatilidade dos scanners LiDAR móveis da NavVis”.
Site oficial NavVis: The NavVis Blog