Computação em nuvem, ou apenas “Nuvem”, é um grupo de poderosos computadores que coletivamente gravam dados redundantes, hospedando variados serviços e provendo segurança.
Para o mercado de geoposicionamento, a Nuvem já é usada como uma caixa de entrada protegida por senha que oferece variados serviços para empresas de tamanhos diferentes. Em pouco tempo, a Nuvem melhorará a comunicação entre todos os membros do projeto, simplificando fluxos de trabalho que são críticos para construção, levantamento e mapeamentos.
A Nuvem e o mercado de geoposicionamento
A Nuvem não é somente compartilhamento de dados em FTP (File Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Arquivos). A tecnologia para enviar e compartilhar arquivos já existe há décadas. A tecnologia de nuvem não é apenas a simples transferência de arquivos.
Em vez disso, o valor comprovado da Nuvem é possuir e usar uma conta da privida da empresa baseada em nuvem. Ao representar a empresa na Nuvem, os projetos (futuros, atualizados e concluídos) agora servem como pastas para todos os arquivos relacionados a ele. Além disso, uma vez que esses projetos são georreferenciados, podem ser facilmente plotados sobre uma imagem de satélite. Ao adotar novos fluxos de trabalho baseados em Nuvem, todo o trabalho é estabelecido sobre um sistema completo de gerenciamento de projetos. Um sistema seguro e flexível que só crescerá.
Estamos em um ponto em que as empresas querem criar uma Nuvem que possa usar de forma particular. Uma analogia que pode-se comparar, é o uso de carro particular versus o uso de transporte público. Com o carro, existe a opção de sair em qualquer horário, ajustar a temperatura interior, ouvir qualquer música e escolher a rota da viagem. No entanto, no transporte público há menos controle e a chance de viajar em um assento que pode ou não ser sua escolha preferida.
Em comparação com contas privadas em nuvem, a internet aberta pode parecer como um caos, preenchidos com sites que exigem muita atenção, ameaças de vírus e distrações diárias. O transporte público da internet aberta agora foi substituído por contas de empresas privadas baseadas em nuvem.
Uma empresa que adota a tecnologia em nuvem pode olhar para trás após um ano de implantação e constatar melhorias expressivas no fluxo de trabalho e em seus processos diários. Um negócio baseado em Nuvem torna-se mais rápido e eficiente.
O futuro é aqui
A Nuvem não está apenas no futuro – a Nuvem está aqui agora. A Nuvem não é mais novidade e a expectativa dos serviços disponíveis e presentes agora é realidade. Em constante avanço, a sociedade “espera” que a Nuvem e seus serviços estejam constantemente disponíveis.
Como em qualquer inovação, os medos diminuirão à medida que a necessidade cresce. O pensamento e o planejamento do negócio muda em termos de tarefas que não estão na nuvem versus tarefas orientadas para a nuvem. Empresários e gerentes de projetos que procurarem por contratações, não procurarão apenas pessoas graduadas, mas também pessoas acostumadas à tecnologia em Nuvem.
Essa história da evolução tecnológica e o surgimento da nuvem levam a uma grande questão: como a Nuvem pode ajudar com projetos lucrativos em mercados de levantamento e construção?
O que saber para mudar
O termo “computação em nuvem” é um amplo guarda-chuva sob o qual caem muitas subdivisões. Empreiteiros de construções, agrimensores, profissionais de GIS e geradores de modelos 3D encontrarão aplicativos ou serviços específicos em nuvem que serão oferecidos por assinatura.
Um desses serviços é o MAGNET® Enterprise da Topcon, que oferece a capacidade de atender empresas de todos os tamanhos dentro de sua própria conta privada baseada em nuvem. No núcleo do sistema de soluções MAGNET®, o MAGNET® Enterprise permite que gestores de projeto iniciem um projeto georreferenciado com o simples clique do mouse. Os gestores podem atribuir a seus colaboradores, permissões de acesso a cada projeto e tarefa, e instantaneamente verificar o status de cada projeto através de um painel. O MAGNET® Enterprise é projetado para funcionar como um hub de conexão entre os colaboradores e para manter os projetos em andamento. Além disso, os gestores podem ter acesso a todos os detalhes de projetos que já foram concluídos – como cronogramas, pessoas que trabalharam no projeto, e seus custos – que ficam todos gravados em nuvem para consultas futuras.
Com a Nuvem, ficou muito mais fácil e segura a troca de informações entre o triângulo da organização composto de gestores, escritório e campo com relação a alterações e atualizações no projeto. Antes de possuir uma conta na Nuvem, uma empresa que precisava enviar informação ou alguma alteração no projeto ao pessoal de campo, por exemplo, tinha três opções: enviar um e-mail, entregar via motorista, ou explicar ao pessoal de campo as mudanças via telefone. Qualquer um dos métodos utilizados ocupava muito tempo, com um impacto direto na produtividade e lucratividade do projeto.
O próximo grande passo
MAGNET® Enterprise suporta a navegação em nuvem por oferecer a possibilidade de adicionar as credenciais do serviço AutoCAD 360. Trabalhando com o MAGNET® Enterprise, os usuários podem facilmente “apontar” para a nuvem da Autodesk para um armazenamento adicional e compartilhamento instantâneo.
As conexões de navegação em nuvem do MAGNET® Enterprise são realizadas em um cenário comum aos projetistas do escritório, facilitando a entrega de alguma alteração com instruções especiais para o pessoal de campo. Não fazendo diferença se o pessoal de campo está do outro lado da rua ou no outro extremo do país.
As vantagens da navegação em nuvem começam a aparecer quando os colaboradores que estão longe do escritório não precisam perder tempo no trânsito ou esperar alguém do escritório entrar em contato para explicar o que foi alterado no projeto. O compartilhamento direto de arquivos agora é instantâneo e fácil.
O fluxo de dados é feito em ambas as direções. Significa que, ambas as equipes, escritório e campo podem enviar e receber dados e arquivos relacionados ao projeto. Com todos os membros do projeto acessando a mesma caixa de entrada na Nuvem, ela também serve como um serviço de backup.
Gerentes de projeto podem utilizar a conta em nuvem da empresa como uma ferramenta de coordenação. Com o MAGNET® Enterprise, os gerentes podem visualizar instantaneamente todos os projetos da empresa plotados sobre uma imagem de satélite de fundo. A confiança aumenta após rápida verificação em tempo real da produtividade em campo, assim como todos os outros processos do projeto.
Outras vantagens de uma contra privada em nuvem são:
– Gerentes se mantém informados sobre o status atual do projeto, mesmo fora do escritório;
– Troca de mensagens instantâneas e privadas entre os colaboradores da empresa;
– Criar e gerenciar projetos georreferenciados;
– Navegar na nuvem com o serviço gratis AutoDesk 360;
– Relatório rápido das atividades de campo;
– Capacidade de gerenciar equipes de campo de diferentes locais e visualizar a localização de cada equipe em qualquer momento;
– Checar a previsão do tempo;
– Verificar as diferenças de fuso horário;
– Checar o histórico de projetos para verificar se trabalhos anteriores foram realizados nas proximidades (com um simples clique sobre o mapa, pode-se rever cada projeto realizado, o nome do contratante, quem trabalhou no projeto, quando ele foi concluído e a qualidade dos resultados);
– Todos os itens acima podem ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro.
Preocupações com segurança
Todos que passam a conhecer a Nuvem e seus serviços oferecidos, normalmente tem duas reações: incredulidade com as impressionantes vantagens do uso da nuvem, seguido da preocupação sobre sua segurança.
É importante entender que o acesso à conta em nuvem privada da empresa é somente realizada através de login de segurança. O e-mail e a senha personalizada de cada colaborador funciona como uma impressão digital para acessar apenas o projeto para o qual aquele colaborador foi designado. Além disso, é importante lembrar que outro benefício do serviço em nuvem é que os dados são armazenados em redundância, evitando a perda de dados no caso de um dos servidores cair.
O futuro próximo
Alguns especialistas tendem a concordar com as seguintes previsões sobre a computação baseada em nuvem:
- Nos próximos três anos, ninguém falará sobre nuvem. Isso se tornará habitual no fluxo de trabalho das empresas.
- Na verdade, haverão muitas nuvens e as empresas e usuários poderão customizar o ambiente da nuvem para atender suas necessidades exclusivas.
- No futuro, a questão para qualificar qualquer software ou serviço será: “É habilitado para trabalhar em nuvem e tem flexibilidade para atender nossas necessidades específicas?”
O futuro está mais próximo do que se poderia imaginar. Agora é a hora de colocar “a cabeça nas nuvens”.
Traduzido e adaptado de https://www.topconpositioning.com/insights/cloud