O BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia que possibilita o uso integrado de todas as informações referente à construção onde a mesma é aplicada, desde a concepção do projeto, o acompanhamento e controle da obra, passando pela gestão e manutenção das obras, até o término de sua execução.
O avanço da tecnologia tem ajudado a Modelagem de Informação da Construção (BIM) a se consolidar como método de implementação no desenvolvimento de projetos de engenharia, arquitetura e construção.
Segundo a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM – Estratégia BIM BR, o BIM é “o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, servindo a todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção”.
Fonte: https://www.inovacivil.com.br/oqueebim/
A importância do BIM
Uma vez que o modelo BIM visa a padronização e concentração de todas as informações da obra ou projeto, o BIM torna-se uma ferramenta fundamental na eliminação de problemas antes encontrados, tais como: falta de informações, falta de apresentação de itens, nomenclatura de arquivos sem referência, sistemas e elementos próprios de cada sistema ou empresa.
Dessa forma, o uso da plataforma BIM, aliado a um Caderno de Especificações bem elaborado, elimina qualquer erro de falta de padrão ou a falta completa de alguma informação referente ao projeto ou a execução.
Fonte: https://www.geospatialworld.net/blogs/role-of-bim-in-urban-construction/
Padronização BIM
Como exemplo de padronização, o Governo do Estado de Santa Catarina e o Governo do Estado do Paraná possuem publicados seus respectivos Cadernos de Especificações de Projetos BIM, com o objetivo de melhorar a qualidade dos projetos mediante sua compatibilização, o planejamento da obra e maior acurácia nos orçamentos.
Fonte: www.sie.sc.gov.br/webdocs/sie/doc-tecnicos/labim/Caderno%20de%20Especificações%20de%20Projetos%20em%20BIM_102018.pdf
Vantagens do BIM
O uso da metodologia BIM agrega uma infinidade de vantagens para tanto para que gere, quanto para quem executa os projetos, dentre elas:
- Previsibilidade
- Assertividade no gerenciamento de recursos
- Eficiência na comunicação entre as partes envolvidas
- Padronização de nomenclatura e formatos de arquivos
- Atualização de dados geométricos e paramétricos em tempo real
Softwares BIM
O uso da metodologia BIM permite a aplicação de uma gama de softwares para modelagem de estruturas e construções e para gerenciamento de recursos e orçamentos, tais como:
- ArchiCAD
- Bentley Architeture
- Autodesk Revit
- Autodesk Civil 3D
- ProStructures
- Autodesk Navisworks
- BIMx