O georreferenciamento, no sentido literal da palavra, significa o processo de identificar determinado local com suas respectivas coordenadas geográficas.
Porém, o termo foi comumente reconhecido no Brasil, após a Lei 10.267/01, que criou a certificação do georreferenciamento do imóvel rural em 2001. Adotado pelo INCRA como forma de padronizar a localização e identificação de todas as propriedades rurais do país.
Fonte: https://sigef.incra.gov.br/static/documentos/manual_gestao_%20certif.pdf
O Georreferenciamento de Imóveis Rurais
O Georreferenciamento de Imóveis Rurais foi adotado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para padronizar e regulamentar a localização e a identificação de uma propriedade rural.
Levantamento topográfico para Georreferenciamento
A obtenção da forma, dimensão e localização do imóvel rural a ser georreferenciado é realizado através de levantamentos topográficos, as formas de levantamento que devem ser utilizadas, têm suas aplicações descritas na Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais, criada pelo próprio INCRA.
A Norma Técnica orienta o profissional que executará o georreferenciamento a se credenciar ao órgão, a identificar o imóvel rural, a como obter as coordenadas de cada um dos vértices que compõem a delimitação do imóvel, com suas respectivas precisões.
Além da Norma, o INCRA disponibiliza o Manual Técnico para Georreferenciamento de Imóveis Rurais, em que descreve os levantamentos topográficos do Georreferenciamento de Imóveis Rurais que pode ser realizado.
Fonte: https://sigef.incra.gov.br/static/documentos/manual_geo_imoveis.pdf
Os métodos descritos no Manual são:
Posicionamento GNSS
O Manual aborda apenas os métodos de levantamento GNSS que proporcionam a precisão adequada aos serviços de georreferenciamento de imóveis rurais, dentre eles:
Posicionamento relativo: onde as coordenadas de um vértice são determinadas a partir de um u mais vértices de coordenadas conhecidas, onde se utilizam dois ou mais receptores GNSS;
RTK e DGPS: onde é realizada a transmissão em tempo real de dados de correção dos sinais de satélite do receptor instalado no vértice de referência para o receptor instalado que será posicionado sobre os vértices de interesse.
RTK Convencional: onde os dados de correção do receptor instalado no vértice de referência são enviados via link de rádio UHF para o receptor que percorrerá os vértices de interesse.
RTK em Rede: ode são usadas várias estações de monitoramento contínuo em um servidor central como referência, a partir do qual os dados de correção são distribuídos via internet para o receptor móvel;
Posicionamento por Ponto Preciso (PPP): onde as coordenadas do vértice de interesse são determinadas de forma absoluta, dispensando assim o uso de outro receptor sobre um vértice de coordenadas.
Posicionamento por Topografia Clássica
Esse método por ser usado de forma isolada ou em complemento a trabalhos realizados por posicionamento GNSS, por exemplo, onde esse se torna inviável por obstruções aos sinais dos satélites.
Os posicionamentos podem ser executados pelos métodos:
Poligonação: onde são realizadas observações de direções e distâncias entre vértices consecutivos de uma poligonal. No Georreferenciamento de Imóveis Rurais podem ser usados um dos três tipos de poligonais previstos no item 6.5.1 da Norma NBR 13.133/1994 da ABNT;
Triangulação: onde as coordenadas são obtidas pela observação de ângulos formados entre os alinhamentos de vértices intervisíveis de uma rede de triângulos;
Trilateração: onde as coordenadas são obtidas pela observação de distância entre os vértices intervisíveis de uma rede de triângulos;
Triangulateração: onde as coordenadas são obtidas pela observação de ângulos e distâncias entre os vértices intervisíveis de uma rede de triângulos;
Irradiação: onde as coordenadas são obtidas a partir da observação de ângulos e distâncias ou azimutes e distâncias;
Interseção Linear: é realizada a partir da observação das distâncias do ponto de interesse a dois vértices de coordenadas conhecidas;
Interseção Angular: é realizada quando se observa os ângulos entre os alinhamentos formados por dois vértices de coordenadas conhecidas e o vértice de interesse;
Alinhamento: é a determinação de coordenadas de um vértice que se encontra na direção definida por dois outros de coordenadas conhecidas, onde a única observação necessária é a distância de um dos vértices conhecidos até o vértice de interesse.
Posicionamento por Geometria Analítica
Fonte: https://sigef.incra.gov.br/static/documentos/manual_geo_imoveis.pdf
É um método que determina a posição do vértice de interesse de forma indireta, onde as coordenadas do vértice são determinadas por cálculos analíticos a partir de vértices determinados de forma direta. Os métodos de posicionamento por Geometria Analítica podem ser por Paralela ou por Interseção de Retas.
Posicionamento por Sensoriamento Remoto
Fonte: https://www.dji.com/br/matrice-300?site=enterprise&from=nav
Neste método, as informações geométricas dos elementos físicos são obtidas de forma indireta a partir de sensores orbitais ou aerotransportados, desde que estejam dentro dos critérios de precisão e confiabilidade avaliadas pelo INCRA.
Os métodos de coleta de dados para esse tipo de posicionamento podem ser: Aerofotogrametria, Radar aerotransportado, Laser Scanner aerotransportado e Sensores Orbitais.
Onde cada um dos métodos de posicionamento deve garantir a precisões estabelecida pela Norma para cara tipo de vértice.