O GNSS (Global Navigation Satellite System – Sistema de Navegação Global via Satélite) é uma constelação de satélites que provém sinais vindos do espação que transmitem dados de posicionamento e tempo para receptores GNSS. Os receptores então usam esses dados para determinar sua localização.
Por definição, o GNSS fornece cobertura global. O GNSS inclui o sistema Europeu Galileo, o sistema norte americano NAVSTAR GPS (Global Positioning System), o sistema russo GLONASS (Global’naya Navigatsionnaya Sputnikovaya Sistema), o sistema chinês BDS (BeiDou Navigation Satellite System), o sistema indiano IRNSS (Indian Regional Navigation Satellite System) ou NaviC (Navigation Indian Constellation) e o sistema japonês QZSS (Quase-Zenith Satellite System).
A performance do GNSS é avaliada com o uso de quatro critérios:
- Acurácia: a diferença entre o que é medido pelo receptor e a sua real posição, velicidade ou tempo;
- Integridade: capacidade do sistema em fornecer um limite de confiança, e em caso de eventos de anormalidade nos dados de posicionamento, emitir um alerta;
- Continuidade: a habilidade do sistema em funcionar sem interrupções;
- Disponibilidade: porcentagem de tempo em que o sinal emitido atende aos critérios de precisão, integridade e continuidade.
Galileo
Sistema de propriedade e operado pela União Europeia. A UE declarou o início dos Serviços Iniciais do Galileo em 2016, em 2021 completou seu sistema com 24 satélites.
Global Positioning System (GPS)
Sistema Norte Americano que fornece aos usuários, basicamente, serviços de navegação e posicionamento. Os serviços são mantidos pela Força Espacial Americana, que é responsável por desenvolver, manter e operar todos os segmentos que compõem o sistema GPS.
Fonte: https://www.gps.gov/multimedia/images/GPS-III-A.jpg
Global’naya Navigatsionnaya Sputnikovaya Sistema (GLONASS)
Sistema global de propriedade e operado pela Federação Russa. O sistema totalmente operacional consiste em mais de 24 satélites.
Fonte: https://www.glonass-iac.ru/en/about_glonass/
BeiDou Navigation Satellite System (BDS)
BeiDou, ou BDS, é de propriedade e operado pela China. O BDS foi formalmente comissionado em 2020, seu sistema operacional consiste em 35 satélite. BeiDou era chamado anteriormente de Compass.
Fonte: http://en.beidou.gov.cn/MULTIMEDIA/PHOTO/202003/t20200317_20190.html
Navigation Indian Constellation (NaviC)/ Indian Regional Navigation Satellite System (IRNSS)
Sistema de propriedade e operado pelo Governo da Índia. O IRNSS é um sistema autônomo desenvolvido para cobrir a região Indiana e 1500 km ao redor do território indiano. O sistema consiste em 7 satélites. Em 2016, a Índia renomeou o IRNSS como Navigation Indian Constellation (NaviC).
Fonte: https://www.isro.gov.in/Spacecraft/gsat-15
Quase-Zenith Satellite System (QZSS)
Sistema regional de propriedade do Governo do Japão e operado pelo Sistema de Serviço QZS Inc. (QZS). O QZSS complementa o GPS e melhora sua cobertura no Leste da Ásia e na Oceania. O Japão declarou o início oficial dos serviços QZSS em 2018 com o operacional de 4 satélites e planeja expandir a constelação para 7 satélites em 2023.
Fonte: https://qzss.go.jp/en/overview/downloads/khp0mf0000000upp-att/qzo_03bg.png
Aplicações
O sistema de navegação global por satélites é uma constelação de satélites que fornece a posição geo espacial para diversos dispositivos autônomos, permitindo que dispositivos eletrônicos com receptores apropriados para determinar a posição precisa na superfície terrestre.
A motivação inicial para o sistema de satélite foi para aplicações militares, mas atualmente progrediu para diversas aplicações civis, incluindo:
- Aviação
- Controle de desastres e respostas de emergência
- Transporte terrestre
- Marítimo
- Mapeamento e levantamentos
- Monitoramento ambiental
- Agricultura de precisão
- Gerenciamento de recursos naturais
- Pesquisa, como estudo de ionosfera e mudanças climáticas
- Comunicações móveis via satélite
- Referência precisa do tempo
- Munições militares tele guiadas