Nivelamento é um método de levantamento, geodésico ou topográfico, utilizado com a finalidade de determinar a altitude de um ponto específico, ou para determinar a diferença de nível entre dois ou mais pontos localizados na superfície de interesse.
A NBR 13.133 – Execução de levantamento topográfico, define Nivelamento como “a realização de medidas da diferença de nível entre pontos do terreno”, a mesma Norma classifica o Nivelamento em 3 tipos:
1 – Nivelamento geométrico (ou nivelamento direto)
Método de nivelamento mais preciso, utiliza-se de visadas horizontais realizadas por meio de níveis topográficos, onde lê-se a graduação de miras milimetricamente graduadas. A partir dessas leituras, são determinados os desníveis entre pontos e suas respectivas altitudes (ou cotas).
O desnível é calculado através da diferença da leitura entre duas miras:
ΔHAB = la – lb
Onde:
la é a leitura do ponto atrás;
lb é a leitura do ponto à frente.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nivelamento
2 – Nivelamento taqueométrico
Método de nivelamento realizado com o Teodolito, nesse método as leituras realizadas pelo instrumento não se limitam apenas a leituras horizontais, ou seja, são realizadas leituras inclinadas a partir do instrumento.
As leituras realizadas nesse método continuam sendo realizadas na mira graduada, e a partir da leitura do fio médio da luneta obtém-se a diferença de nível entre o instrumento e a mira, e a distância entre o instrumento e a mira é obtida taqueometricamente, normalmente com o uso de trena de aço.
3 – Nivelamento trigonométrico
Nivelamento realizado utilizando o Teodolito ou a Estação Total, assim como no Nivelamento Taqueométrico, nesse método as visadas também são realizadas com qualquer inclinação.
O Nivelamento trigonométrico é considerado um método de nivelamento indireto, pois o valor do desnível entre o instrumento e a mira é obtido através da observação de ângulos e distâncias.
Quando utilizada a estação total, a precisão do método pode ser afetada devido às condições ambientais (como Temperatura, Pressão e Umidade Relativa do ar), pois tais fatores atuam diretamente na propagação do sinal emitido pela estação total na medição das distâncias.
ΔHAB = Dinc*cosZ + hi – ha
Onde:
Dinc é a distância inclinada;
Z é o ângulo zenital;
Hi é a altura do instrumento;
ha é a altura do alvo.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nivelamento
4 – Nivelamento Barométrico
É o método de nivelamento menos preciso e também considerado um método indireto, o Nivelamento Barómétrico é baseado na relação entre a pressão atmosférica e a altitude do ponto de interesse, uma vez que quanto maior a alittude de um ponto, menor o valor da pressão atmosférica atuando sobre ele.
As medições são realizadas com o uso de barômetros e altímetros, e em posse dos valores medidos as diferenças de nível são obtidas através de cálculos matemáticos.
A importância do Nivelamento
O Nivelamento é parte fundamental para o início de importantes projetos de infraestrutura, como por exemplo, redes de água e esgoto. É por meio dos dados obtidos pelo Nivelamentos que tais projetos podem ser projetados e executados.
Abaixo pode-se visualizar um exemplo de projeto de drenagem pluvial, onde o trajeto de escoamento é fundamentalmente determinado pela diferença de cota ao longo do traçado de toda a tubulação.
Fonte: https://engenheiraadrianavianna.com/projeto-de-drenagem-pluvial/
Aplicações do nivelamento
O Nivelamento pode ser aplicado em:
– Elaboração de perfis para projeto rodoviários;
– Elaboração de perfis para projeto de canais;
– Cálculo de volume;
– Terraplenagem;
– Projeto de Barragens;
– Projetos de Drenagem.