O que é Projeção Cartográfica?
As projeções cartográficas foram desenvolvidas com o objetivo representar a forma “esférica” da Terra sobre uma superfície plana, que podem ser cartas ou mapas. A planificação da esfericidade da Terra é realizada através de relações matemáticas e geométricas.
Composto por linhas paralelas e meridianos, a projeções são a base para a construção dos mapas.
A transformação necessária para projetar a esfera no plano é muito complexa, a ponto de ser impossível existir uma forma de representação que não contenha algum tipo de distorção, por isso, as projeções cartográficas são classificadas em diversos tipos.
Classificação das Projeções Cartográficas
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as projeções podem ser classificadas por suas Propriedades ou pela sua Superfície de Projeção.
As projeções cartográficas definidas pela sua Propriedade, ou seja, pela forma que elas preservam determinada característica podem ser classificadas como:
- Projeções Conformes: são as projeções que alteram a área, mas não provocam deformações nos ângulos e formas.
- Projeções equivalentes: são as projeções que alteram a forma e mantém sem distorção o tamanho da área de cada local representado.
- Projeções equidistantes: são projeções em que os comprimentos não são distorcidos, todos são mantidos em escala uniforme.
As projeções classificadas pela sua Superfície de Projeção, podem ser classificadas como:
- Projeção Plana ou Azimutal: a superfície terrestre é projetada sobre um plano tocante. O ponto tocante ao plano pode ser qualquer ponto da Terra, mas é normalmente representado pelo Polo Norte ou pelo Polo Sul.
Nessa projeção os meridianos são linhas retas e os paralelos formam círculos concêntricos.
É classificada, de acordo com o ponto tocante, em três tipos: Polar, Equatorial e Oblíqua.
- Projeção Cônica: a superfície terrestre representada é projetada sobre um cone.
Nessa projeção os meridianos convergem para uma das regiões polares e os paralelos são formados por arcos concêntricos.
As deformações dessa projeção aumentam de acordo com o afastamento em relação ao paralelo que está em contato com o cone.
Normalmente é utilizada na representação da regiões continentais, como por exemplo, o Brasil.
- Projeção cilíndrica: a superfície terrestre representada é projetada sobre um cilindro tocante.
Nessa projeção as regiões polares são representadas com exagero. São conservados a forma, direção e ângulos, com distorção na superfície.
Comumente utilizada na representação do mapa mundi.
Os paralelos e os meridianos são representados por linhas retas e também se encontram em ângulos retos.
Projeção Universal Transversa de Mercator
Projeção normalmente utilizada na representação das coordenadas planas no posicionamento GNSS, a projeção UTM foi criada em 1569 pelo cartógrafo Gerhard Mercator.
Exemplo de pontos cujo as posições são representadas por coordenadas UTM.
A projeção UTM têm como propriedade a manutenção da forma e dos ângulos e a distorção das áreas, sendo uma projeção equidistante, por isso é classificada como proporção conformal.
Sendo a projeção UTM um tipo de projeção que permite a medição de distâncias e direções com alto grau de precisão, a mesma é utilizada no posicionamento GNSS. Além disso, é a projeção mais utilizada na produção de cartas náuticas e aeronáuticas.
Projeção oficial que representa o Brasil
Oficialmente, o mapeamento do Brasil em escala geográfica e representado pela Projeção Policônica, que utiliza vários cones como superfície de projeção, e sua característica principal é diminuir a deformação da convergência nos meridianos.