O que é Topografia?
Origem da Topografia
A palavra Topografia vem da etimologia das palavras gregas Topos (que significa Lugar) e Graphen (que significa Descrição), portanto a palavra topografia representa a descrição de um local.
Ao longo da evolução humana, podemos considerar que a topografia surgiu a partir do momento que o ser humano deixou de ser nômade a deu início ao convívio em sociedade, pois simultaneamente ao surgimento do conceito de sociedade, nasce a necessidade do ser humano em demarcar seus locais de moradia e cultivos, por exemplo.
Equipamentos topográficos
Ao longo da história, as ferramentas e o conceito de representação dos locais evoluíram consideravelmente, desde as simples demarcações de espaço no surgimento das primeiras comunidades, passando pelas medições lineares e angulares e suas respectivas representações gráficas em forma de plantas, até os dias atuais em que a geografia de qualquer local pode ser representada fielmente em um modelo 3D digital.
Durante todo o período histórico, a tecnologia para a realização de medições topográficas evoluiu consideravelmente ao longo dos anos, os equipamentos de medição topográficas utilizados atualmente e ao longo da história são:
Teodolito
Nível Topográfico
Estação Total
Tipos de levantamento topográfico
O uso de instrumentos de medição elevou o conceito de Topografia a ponto de poder dividí-la em Topologia e Topometria.
A Topologia é a representação das formas da superfície da Terra.
A Topometria é a medição de ângulos, distâncias e desníveis para que seja determinada a posição relativa dos objetos de interesse do levantamento realizado, tais levantamentos podem ser divididos em Planimetria e Altimetria.
No Levantamento Planimétrico são coletadas informações dimensionais e de localização planimétrica dos elementos através da medição de distâncias e ângulos horizontais, não é considerado o relevo do local medido.
No Levantamento Altimétrico são coletadas informações relacionadas ao relevo do local de interesse, assim como a altura ou elevação de outros pontos de interesse através da medição de distâncias e ângulos verticais. Como produto final é possível obter um mapa de curvas de nível, uma forma de representar o relevo em plataformas 2D.
Levantamentos Planialtimétricos são a realização dos levantamentos planimétrico e altimétrico de forma simultânea, objetivando na coleta de informações de posição e altura de todos os elementos de interesse.
Todos os dados coletados são representados geometricamente por pontos, linhas e polígonos.
O tipo de levantamento e o equipamento topográfico adequado a cada trabalho realizado, são normatizados pela NBR 13.133 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Aplicações da Topografia
A topografia por sua forma de representar a forma da superfície terrestre, é usada como processo inicial para qualquer tipo de projeto de desenvolvimento, seja ele de infraestrutura, rural ou urbano, alguns exemplos de aplicação da topografia são:
- Construção civil
- Loteamento
- Arquitetura
- Arqueologia
- Geologia
- Oceanografia
- Projetos de Terraplenagem
- Projetos Rodoviários
- Projetos Ferroviários
- Obras Marítimas
- Projetos de Linhas de Transmissão
- Mineração
- Monitoramento de Estruturas
- Controle Dimensional Industrial
- Georreferenciamento Urbano
- Georreferenciamento Rural
Site oficial do fabricante https://www.topconpositioning.com/